Coração Curumim Explica: como é o coração?

O coração normal possui 4 áreas chamadas de câmaras, sendo 2 delas os átrios e 2 os ventrículos. Ligando os átrios e ventrículos e as câmaras com os vasos, existem as válvulas. Qualquer estrutura do coração pode estar afetada ao nascimento, configurando a cardiopatia congênita, que nada mais é do que alguma coisa errada na estrutura dessa poderosa máquina.

O sangue que vem dos órgãos e dos tecidos entra no lado direito do coração que, por sua vez, bombeia para os pulmões. Depois de tirar resíduos e recarregar o sangue com oxigênio, esse sangue segue para o lado esquerdo do coração e depois para todo o corpo, levando oxigênio e nutrientes.

Um coração comum contrai e relaxa constantemente para conseguir fazer o sangue bombear de maneira adequada. Um estímulo elétrico controla o ritmo de contração e relaxamento coração. Se houver alteração nesse estímulo elétrico, o coração pode ficar mais rápido ou devagar. Isso leva o nome de arritmia.

O coração é uma verdadeira máquina do corpo humano que precisa funcionar o tempo todo, 24 horas por dia e 7 dias por semana. E nada de descanso pra ele, já que o coração é o motor do nosso corpo!

Ilustração de um coração normal.

Ilustração de um coração normal.

Por Mariana Hermann, médica pediatra intensivista.

A série “Coração Curumim Explica” pretende trazer todas as terças-feiras textos curtos sobre assuntos que trabalhem com o tema coração e a cardiopatia congênita.

Imagem via Pixabay.

Equipe Curumim

AATCC – Associação de Apoio ao Tratamento das Crianças Cardiopatas – Coração curumim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *