Coração Curumim Explica: Teste do Coraçãozinho

Na última publicação na seção “Coração Curumim” nós falamos um pouco sobre como anda a cardiopatia congênita no Brasil. Hoje iremos falar sobre um tópico importante: o Teste do Coraçãozinho.

O Teste do Coraçãozinho é um exame realizado para detecção precoce de problemas cardíacos graves em recém-nascidos. É realizada a medida de saturação de hemoglobina com oxímetro de pulso (o aparelho mede quanto de oxigênio o sangue do bebê tem) na mão direita e em um dos pezinhos. O teste é simples, rápido e não causa dor ao bebê.

O exame deve ser feito em todos os recém-nascidos antes da alta e é obrigatório. No SUS também! O diagnóstico precoce é super importante para melhor acompanhamento do paciente – manejo adequado da doença, tratamento cirúrgico precoce e consequentemente impacto positivo na sobrevida.

É considerado resultado negativo, ou seja, sem cardiopatia grave, quando a saturação medida é maior que 95%. Quando o exame tem resultado positivo – a saturação encontra-se abaixo de 95% ou há diferença entre as medidas da mãozinha e do pezinho maior que 3% – o bebê deve ser investigado com outros exames complementares, sendo o principal o ecocardiograma, e ser mantido em uma unidade com cuidados semi-intensivos ou intensivos.

Para reforçar a importância e necessidade da realização do exame, a Associação de Apoio ao Tratamento das Crianças Cardiopatas Coração Curumim (AATCC) irá realizar em 2017 a “Campanha de Conscientização do Teste do Coraçãozinho” nas maternidades de Campinas. Aguardem!!!

Por Mariana Hermann da Cruz, médica pediatra intensivista. Imagem via Prefeitura de Valinhos. 

A série “Coração Curumim Explica” pretende trazer todas as terças-feiras textos curtos sobre assuntos que trabalhem com o tema coração e a cardiopatia congênita.

Imagem de destaque via Unsplash.

Equipe Curumim

AATCC – Associação de Apoio ao Tratamento das Crianças Cardiopatas – Coração curumim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *