Coração Curumim realiza passeio de Maria Fumaça para celebrar o Dia da Cardiopatia Congênita

No dia 11 de junho, domingo, integrantes e voluntários da Coração Curumim realizaram um belíssimo passeio a bordo de um trem do tipo “Maria Fumaça”, saindo da Estação de Anhumas, em Campinas, percorrendo um percurso que durou cerca de 1 hora e 30 minutos. O passeio contou, também, com famílias de crianças cardiopatas, o que tornou o momento ainda mais especial.

O 1º Passeio de Maria Fumaça foi uma ação para celebrar o Dia da Cardiopatia Congênita, que ocorre no dia 12 de junho. Durante o domingo de atividades, o dia foi repleto de movimentação, com café da tarde para os participantes do passeio, com bolos, salgados e sucos, além de atrações diversas, como algodão doce e painel fotográfico, o que resultou em muita diversão para todos.

Segundo a presidente fundadora da Coração Curumim, Dra. Priscila Maruoka, o passeio, além de ser uma atividade lúdica para a própria sociedade, é momento de reflexão. “Através da gentileza da Estação de Anhumas em oferecer cadeiras gratuitas a um cardiopata e um familiar, tornando o acesso mais fácil ao passeio, nesse domingo pudemos reforçar a importância na reflexão sobre a cardiopatia congênita, suas dificuldades e como podemos, juntos, procurar soluções”, comentou Maruoka.

Ainda de acordo com a presidente da AATCC – Coração Curumim, a cada 100 crianças, pelo menos uma irá nascer com alguma malformação no coração. Desse total, cerca de 78% não recebem tratamento adequado. “Os números são impactantes e chocantes, por isso é importante realizarmos mais e mais atividades para movimentar não só aqueles que estão diretamente situados com a cardiopatia congênita, mas a sociedade em geral, para que um maior número de pessoas se conscientizem sobre esse fato, complementa Priscila.

Para Mariane de Negri, diretora do Departamento de Ações Sociais da Coração Curumim, o evento foi super positivo em diversos aspectos. “Contamos com mais de 100 pessoas só na inscrição de cardiopatas, somando uma criança e um familiar, além das pessoas que foram ao passeio para prestigiar o momento. Isso demonstra que muitos estão se mobilizando em prol da causa”, comenta Negri.

Segundo a Dra. Mariana Hermann, responsável pelo Departamento de Eventos da AATCC, o momento foi oportuno também para expor a Associação. “Esses eventos são importantes para a conscientização da causa e para expor a Coração Curumim para com a sociedade, expor nossos objetivos, nossas dificuldades e, principalmente, o modo como as pessoas podem ajudar”, enfatizou Hermann. >> Saiba mais nesse link <<

Abaixo você pode conferir um pouco do que foi esse domingo mágico. A jornalista Thais Maruoka elaborou um vídeo super especial que traz um recorte sobre o passeio. Confiram:

Equipe Curumim

AATCC – Associação de Apoio ao Tratamento das Crianças Cardiopatas – Coração curumim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *